Uma abordagem mais humana, emocional e artística, onde cada paciente recebe um planejamento do novo sorriso todo baseado em suas fotos e videos de forma personalizada. Essa é a nova face da Odontologia moderna através do DSD (Digital Smile Design ou Desenho Digital do Sorriso).

Preconizada por Christian Coachmann, vem ganhando aceitação no mundo todo e evoluiu de imagens 2D para 3D. O dentista credenciado torna-se um Designer, já que o desenho ideal do sorriso é a base para um plano de tratamento moderno guiado pela “face” e não mais baseado somente em “dentes”.

O posicionamento 2D e 3D dos dentes de acordo com o rosto oferece recursos para o melhor entendimento com o paciente, podendo harmonizar o físico e o emocional, melhorando a qualidade do planejamento e do tratamento.

Do que se trata o DSD?

No DSD são colocadas linhas e desenhos computadorizados sobre fotos de face e intraorais do paciente, seguindo uma sequência específica para melhor avaliar a relação estética entre dentes, gengiva, sorriso e face. São utilizados como pontos de referência a dinâmica, movimentação e suporte labial, atividade muscular e proporções faciais, associados à princípios de reflexão de luz, ilusão de ótica e formas dentais.

“Será que vou gostar do meu novo sorriso?”

Essa é uma dúvida frequente de pacientes que procuram um dentista para melhorar a estética. Antigamente, só era possível saber como ficaria a arquitetura do sorriso nas etapas finais de conclusão dos tratamentos, o que nem sempre supria as expectativas dos pacientes. O conceito de “previsibilidade” em Estética vem mudando o cenário da Odontologia moderna. Atualmente, é possível prever como ficará o resultado final de um tratamento estético “antes” mesmo dele iniciar, através de uma simulação do novo sorriso com planejamento digital e com a confecção de um mock up, também chamado de test drive, esboço ou maquete.

Mas como é realizado esse test drive do sorriso?

Após a avaliação do paciente, são feitas fotografias intraorais e de face para o planejamento digital. Associado a essa análise virtual, o profissional faz a maquete do sorriso desejado “sem que tenha sido realizado desgaste algum” de seus dentes. Assim, o paciente faz uma prova prévia para avaliar “tridimensionalmente” a transformação de seu sorrisos antes dela iniciar.

Para quem é indicado?

O DSD é indicado para casos de:

  • Planejamento de reabilitações, prevendo como ficariam os tratamentos com lentes de contato;
  • Restaurações em resina;
  • Coroas de porcelana;
  • Implantes dentários;
  • Entre outros tratamentos.

 

Com isso, a associação do planejamento digital e o test drive se tornam uma nova modalidade de tratamento, e tem sido utilizada para o design de alta performance onde, através de simulações impressas em 3D, é possível prever o resultado da transformação estética do sorriso. Esse tipo de tratamento é feito pelo dentista capacitado, a maquete feita pelo dentista é enviada para o planning center para a confecção do modelo 3D e reenviada ao dentista para a demonstração do desenho do sorriso do paciente.

QUER SABER MAIS?

É só entrar em contato que ficarei muito feliz em poder lhe ajudar!
Acompanhe aqui mais dicas sobre saúde e estética bucal.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *