A HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA é uma alteração bucal frequente e se caracteriza por uma desconforto ou dor quando são ingeridos bebidas e alimentos gelados, quentes, doces, ácidos ou até mesmo com o próprio ar.
COMO OCORRE A HIPERSENSIBILIDADE?
Há uma perda precoce do esmalte, que é a camada de revestimento do dente e esse desgaste pode transmitir o estímulo doloroso às camadas mais internas. Quando não é tratada, a hipersensibilidade dentária evolui para uma recessão gengival, que pode evoluir para lesões em forma de cavidades na região do dente próxima à gengiva.
O QUE CAUSA A HIPERSENSIBILIDADE?
Geralmente está associada ao estilo de vida da pessoa, por exemplo, quem tem uma alimentação muito ácida (o que é saudável para a pessoa mas muitas vezes danosa para o dente). Entre o grupo de risco estão os praticantes de esportes, pessoas que tem um apertamento dental diurno (relacionado à ansiedade), refluxo, que utilizaram aparelho ortodôntico ou quem tem a oclusão (mordida) em desequilíbrio.
COMO EVITAR ESSA SENSIBILIDADE?
A melhor maneira é com a prevenção! Para os meus pacientes, faço uma análise minuciosa das possíveis causas de forma individualizada, estipulamos um plano de tratamento e acompanhamento adequado para poder cuidar da saúde bucal dos que a mim confiam seu sorriso.
Uma DICA IMPORTANTE é quanto à escovação. Sempre optar por escova com cerdas macias, com mais de 5 mil cerdas e arredondadas. Outra dica valiosa, comprovada cientificamente e que tenho indicado aos meus paciente há algum tempo, é o uso do creme dental com fluoreto de amina, o Elmex, assim como o enxaguante bucal Elmex para bochecho ANTES de escovar os dentes, por terem baixa abrasividade e componentes protetores.
QUER SABER MAIS?
É só entrar em contato que ficarei muito feliz em poder lhe ajudar!
Acompanhe aqui mais dicas sobre saúde e estética bucal.
Aqui é o Felipe Almeida, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Muito Obrigada! Fico muito feliz com esse feedback! Att